Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

docinhos



Mais uns docinhos para o Natal...

Abóbora com nozes e tomate...

Amostras de licores



Estas garrafinhas são uma graça, mesmo com um rotulo feito à pressa. Mas imaginem com um rotulo bonito e personalizado...feito pelo meu artista...

Linhas entrelaçadas (cont)



Pensavam que eu tinha desistido...não...o trabalho continua...

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Limão Canela




















Cor Rubi, sabor a frutos de verão, desde os morangos até ás Uvas, passando pelas framboesas, pêssegos, cerejas e amoras...bonito e muito bom...


Finalmente o Outono chegou, com ele trouxe a chuva, o vento, algum frio, todos esses incómodos próprios, mas também trouxe o cheirinho a Natal. O Natal para mim é sinonimo de família, de aconchego, de lareira, de histórias e gargalhadas à volta de mesa, de crianças a rasgar papel de embrulho, de comidas e docinhos feitos em casa e em família.



é tempo de começar a pensar nos presentes de Natal, que infelizmente não nos deixam comprar com a penúria em que nos estão a deixar. É tempo de puxar por a imaginação e oferecer coisas saborosas, feitas com amor, que sabem a Natal.



As primeiras encomendas de licores já me chegaram.... Este licor é típico da madeira, não sei porque se chamas assim, sei que para mim é um licor de Natal, pois é quente e reconfortante, entre o vinho da madeira e o chá preto encontra-se os sabores que vão da baunilha às sultanas, passando pelo aroma da canela e as passas de figo... muito bom realmente...

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Já cheira a Natal...

Pois é, ainda estamos de mangas curtas e sandálias, ainda suamos e refilamos com o calor e faltam pouco mais de dois meses para o Natal. Os nossos "queridos" governantes deixaram-nos sem cheta mas mesmo assim todos pensamos nas prendinhas de Natal que gostaríamos dar àqueles que amamos e não esquecemos...vamos ver, vai ser preciso imaginação e boa disposição para encontrar esses presentes sem gastar os trocos que nos deixaram...No ano passado os licores não chegaram , este ano vamos ver...já tenho algumas encomendas...

terça-feira, 18 de outubro de 2011

As linhas começam a ganhar forma...







Querem ver a evolução do meu trabalho em ponto cruz?

Queques de Cenoura e Laranja









E que tal agora uns queques de cenoura com raspinha de laranja...pois é...deliciosos... por sugestão do meu companheiro colocamos doce de frutos do bosque por cima....

Doce de Abóbora com nozes
















Este fim de semana preparei finalmente a encomenda da minha colega e do seu marido que tanto gostam das minhas compotas. Aqui têm doce de abóbora com nozes...delicioso !!!!

Da encomenda fazia parte também doce de morango, de frutos do bosque e de figos...

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Queijadas de laranja




Aqui estão as deliciosas queijadinhas de laranja...quando quiserem é só dizerem...

domingo, 9 de outubro de 2011

Um fim de semana muito bom...



Este foi sem duvida um fim de semana muito bom. O Castanheiro esteve cheio de vida e alegria. Tivemos visitas. Nós gostamos de visitas. Na sexta -feira, a minha mãe, e os meus sobrinhos chegaram e no domingo juntaram-se os meus irmãos e os meus cunhados. Foi bom...acendemos o forno de lenha, fizemos pizzas caseiras, pãozinhos de alhos, assamos batatas doces e fizemos uma assado de borrego. Como sobremesa tínhamos requeijão com doce de abóbora com nozes, quente e frio, queques de cenoura e laranja e queijadinhas de laranja. A minha mãe fez o assado, o meu sobrinho as pizzas, eu as sobremesas. Era um fervilhar de gente a entrar e a sair, e o meu filho satisfeito e feliz com os mimos e as atenções dos tios, primos e avó.






Durante a tarde alguns de nós jogamos pictunary e outros dormiram uma sesta. Depois uns passearam, procurando medronhos para eu poder fazer licor de medronho. Este ano pela primeira vez fiz, leva oito meses a macerar, mas foi um sucesso, todos adoraram e neste momento já não tenho para as encomendas.






No fim do dia dividimos a comida, cada um levou um frasco de doce de abóbora e uma ou duas garrafas de licor à escolha.






Foi para mim, para o meu filho e para um meu companheiro um prazer ver a casa cheia...adoro visitas e adoro ter os meus à minha volta...foi um dia bom, para ser perfeito faltou a minha sobrinha o marido e os dois meninos, e o meu universitário, que anda atarefado a preparar as praxes dos caloiros e claro a minha sogra que adora estar no Castanheiro.












PS: Amanhã mostro-vos as fotos...

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Doce de Abóbora

Este fim de semana vou fazer doce de abóbora com nozes. Tenho uma encomenda de uma amiga, que quer alguns doces entre os quais o de abóbora. Pela primeira vez vou fazer o meu doce com abóboras nascidas e criadas no castanheiro, sem adubos nem pesticidas. Na verdade eu chamo-lhe mogango, pois tem aquela cor laranja escura e aquela soculencia optima para doce. Aproveito e compro requeijão para no fim de semana o meu pessoal se deliciar com requeijão com doce de abóbora.

It´s me ...a lua



"Está por aí a maluca da cadela preta? Será que posso sair debaixo do carro?"

Doce de Figos com...



No outro dia a minha menina do Ciborro trouxe-me um alguidar com figos, deliciosos, comemos alguns ao natural, no entanto não resisti e fiz uns pouquinhos assim do género ameixas de Elvas mas com figos. Corto-lhes o pezinho, lavo-os e coloco-os com açúcar, uma casquinha de limão e um pauzinho de canela a fazer ponto. Quando os acho bem molinhos, mas inteiros, enfrasco e pasteurizo. Ficam deliciosos para acompanhar um bolo, queijo, sericaia, comidos à gulosice...enfim.



Os mais maduros eu descasco-os, corto-os ao pedaços e faço doce de figo. No final peço ajuda ao meu companheiro para enfrascar e como recompensa deixo-lhe um miminho numa tacinha para ele se deliciar, ele aproveitou fez uma composição e fotografou, doce de figos com queijo...



Quando quiserem é só pedirem...

Linhas entrelaçadas





Lembram-se de eu vos dizer que deixo um rasto de pedaços de linhas coloridos...pois aqui esta a razão, estou a começar um bordado e até agora foi o que fiz...comecei dia 27 de Agosto e vou na segunda figura de muitas, nem sei bem quantas.



Vou mostrando o progresso...

A Primavera



Devem estar a pensar que estou a ficar confusa, pois se poucos dias entrou o Outono. Na realidade de Outono nada, mas também já vamos estando habituados às birras do clima.
Falo-vos da primavera porque queria mostrar-vos uma foto que encontrei aqui no computador tirada na primavera.









"O Castanheiro"

Aqui têm meus amigos " a republica do Castanheiro"...pois é existe mesmo...

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Compota de morango

Tal como vos disse, este fim de semana fiz queijadas de chocolate, ficaram boas. Fiz também uma compota de morango que ficou muito boa. Aproveitei o facto de ter alguns morangos e acrescentei alguns ao meu licor de morangos que tenho a macerar há três semanas. Quero que ele fique vermelhinho e bem saboroso...

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pedaços de linhas coloridos...

Na cozinha do monte cheira sempre bem...a canela, a limão, a baunilha misturado com os cheiros das ervas aromáticas que o meu companheiro planta com tanta dedicação, e com o cheiro das flores que colocamos nas jarras e as que crescem ao pé da casa...a cozinha nunca está arrumada e há sempre movimento, pois é o lugar onde todos gostamos de estar. Para além de tudo isto na minha cozinha, no cantinho ao pé da lareira , existem sempre linhas e panos, tesouras e agulhas e projectos começados.
No outro dia reparei, que vou encontrando pequenos pedaços de linhas coloridos em todo o lado, à porta do monte, onde bordo ao final do dia, debaixo da oliveira da horta onde de manhã está fresquinho e cheira a tomilho e a alfazema e onde bordo quando tenho um bocadinho. Imaginem que neste momento estou a bordar a ponto de cruz uma interpretação de um quadro de Sol Lewitt, um quadro que vai ter 90cm por 70cm, sem que nenhum quadradinho fique por bordar. Estou a pintar, ou melhor estamos a pintar, eu e o meu companheiro, pois a interpretação é dele e as cores é ele que as escolhe...quando formos velhinhos ainda estaremos os dois, à porta do monte do castanheiro a escolher cores e a pedir aos netos que nos enfiem as agulhas provavelmente sem nos lembrarmos porque começamos este trabalho...

Queijadas de chocolate

Na terça feira o meu filhote disse-me "Mãe no fim de semana vamos fazer os dois daquelas queijadinhas de chocolate que fizeste da outra vez. As tuas queijadas são as melhores do mundo!!"
Pronto dito e feito, fui comprar mais umas forminhas de silicone, que diga-se, é a descoberta do século, poupa o trabalho de untar e polvilhar vezes sem conta as forminhas. Encontrei uns conjuntos de oito forminhas a um bom preço e comprei três conjuntos. Este fim de semana eu e ele vamos fazer queijadinhas de chocolate.
Copiei esta receita de um site, mas como em tudo o que faço na cozinha improvisei e acrescentei-lhe uns pormenores.
A receita original é:

3 ovos
50g de chocolate em pó
380g de açúcar
100g de farinha
50g de margarina derretida
0,5l de leite

Depois coloquei nas forminha e em cada uma meti ou uma amêndoa, ou uma noz, ou um morango desidratado, um bocadinho de chocolate negro ou raspas de laranja cortadas bem fininhas. Assim cada uma que se comia era uma surpresa...

Pronto...depois para a semana digo-vos, se me lembrar até tiro uma foto...

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Licor de Natal

Tal como prometi dediquei parte do meu fim de semana a preparar o licor das velhas solteironas. Ficou óptimo, com uma cor rubi escuro e um sabor e aromas frutados. Agora é esperar que envelheça um pouco...e deliciar-nos.
Preparei também o Licor de Natal, uma versão de uma receita de licor madeirense, o tintantum.
É um licor quente, robusto, com sabor de aconchego e de serão em família, perfeito para as noites frias de inverno...agora espero dois meses e ....hummm

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Licor das Velhas Solteironas

Este fim de semana vou finalmente terminar o meu licor, imaginem que se chama licor das Velhas solteironas, não sei bem porquê. Talvez o nome esteja relacionado com o tempo de espera e paciência que temos que ter até estar pronto. Assim fui pacientemente juntando frutas, comecei em Abril com morangos, mais tarde as framboesa, as cerejas, os pêssegos, as amoras silvestres (apanhadas por mim e pelo meu filho) e as uvas caseiras...
Agora vou terminar o licor e deixar envelhecer...depois digo-vos o resultado...

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Verão dos marmelos

Chegou a época dos marmelos...daqui a pouco temos aí o tão saboroso verão dos marmelos, altura para fazer conserva de marmelo e o meu já famoso doce de marmelo com nozes....humm